quinta-feira, 5 de novembro de 2009

assustador

acabei fazendo mais um cretino teste-capricho do facebook.
"o que você foi na vida passada?"
o problema é que a resposta me surpreendeu.

"filósofo grego.
era um ambiente riquíssimo, em que discutia-se nas praças e nas ruas, em que pensar não era perda de tempo e que o diálogo não era apenas um entretenimento, mas uma maneira de ser parte da sociedade.
a retórica era impressindível e a palavra valiosa.
finalmente, as desavenças eram constantes, mas se atinham às disputas verbais, o que trazia um clima de humor entre os inimigos.
o mundo era um monte de estímulos que pressionavam o pensamento a criar, ao mesmo tempo que as correntes e as categorias enrigeciam os filósofos em geral.
você foi apenas mais um, não bebeu cicuta nem criou um enorme sistema filosófico, mas só de ter vivido e ter sido criado nesse ambiente, observa o mundo com pessimismo e crítica, beirando o niilismo.
a idiotice da cultura de massa e o consumismo lhe perturbam e a falta de diálogo é uma questão sempre presente em seus longos devaneios de uma vida voltada a si mesmo.
de certa forma misógeno e anti-social, algumas vezes a timidez e auto-crítica vêm à tona já que o resto do mundo, numa ditadura da alegria, lhe serve de parâmetro de comparação.
porém, a potência que permanece latente não pode ser abandonada.
o caminho solitário é precioso e quando amadurecido traz frutos deliciosos."

Nenhum comentário: